Bolsa Família: beneficiários ainda podem contestar pagamento negado
O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial foi concluído, mas se você é beneficiário do programa Bolsa Família e teve seu pagamento negado, saiba que ainda é possível fazer a contestação.
Mas atenção: para esse grupo o prazo se encerra amanhã, dia 1º de junho. A contestação pode ser feita para os casos em que é possível haver uma nova atualização das informações na base de dados da Dataprev.
Então, para saber como fazer o seu pedido de contestação, continue conosco e veja ainda quais situações podem causar o cancelamento das próximas parcelas do auxílio.
Porque meu auxílio foi cancelado?
De acordo com o Ministério da Economia, os dados dos beneficiários são verificados mensalmente. Através desse procedimento, é verificado se os beneficiários continuam atendendo aos critérios de elegibilidade do auxílio emergencial.
Diante disso, dentre os principais motivos para que podem resultar no cancelamento estão as seguintes:
Mudança de condição financeira:
- Novo registro de emprego com carteira assinada;
- Recebimento de recursos previdenciários, assistenciais ou trabalhistas ou de programa de transferência de renda federal;
- Aumento da renda familiar mensal por pessoa ficando acima de meio salário-mínimo;
- Beneficiários com vínculo de estagiário em programas oferecidos pelo governo federal em nível municipal, estadual ou federal, residente médicos ou residente multiprofissional,
Alteração nos dados do beneficiário:
- Beneficiário que passou a residir no exterior, na forma definida em regulamento;
- Beneficiário que não tenha movimentado os valores que foram disponibilizados na conta poupança digital ou plataformas de recebimento;
Prisão e óbito:
- Beneficiário que tenha sido preso em regime fechado ou tenha seu CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão;
- Registro de óbito nas bases de dados do Governo Federal;
- Beneficiário que tenha seu CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte;
Como fazer a contestação?
Antes de fazer a contestação, é necessário verificar a causa do cancelamento do seu auxílio. Isso pode ser feito através do site do Dataprev, no endereço consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta.
Para isso, tenha em mãos seus dados pessoais. Depois, veja se há alguma parcela com a situação “cancelada”. Feito isso, clique na opção “contestar”, para que seus dados sejam novamente analisados pelo Dataprev e pelo governo federal.
Ao final do procedimento, aparecerá a mensagem “contestação da parcela cadastrada com sucesso”.
O acompanhamento do resultado pode ser feito através da plataforma e, quando for deferido o pedido de contestação, o pagamento será liberado na conta poupança social digital.
Quem não pode contestar?
Existem situações que impedem o pedido de contestação e que estão relacionados principalmente, à renda familiar que é recebida mensalmente.
Como exemplo, podemos citar a pessoa que receba renda acima de meio salário-mínimo. Assim, o botão “Solicitar contestação” não aparecerá na tela, impossibilitado de apresentar a contestação ao Dataprev.
Por Samara Arruda
Fonte: Rede Jornal Contábil.