Conheça seis princípios da amizade para usar nos negócios

Já foi mais do que provado que atualmente no mundo dos negócios é essencial a formação de uma boa rede de contatos. O networking é uma ótima maneira de expandir esses contatos, sendo que, diversas vezes, a melhor maneira de se viver é entre amigos. E por quê não trazer os conceitos da amizade para um negócio?

Conheça seis princípios da amizade para usar nos negócios

De acordo com uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas através de indicações vindas de contatos, provando o valor de conhecer pessoas e manter boas relações com elas no ambiente profissional.

Tratar os negócios como uma amizade pode ser bastante benéfico. Embora seja importante separar o ambiente profissional do pessoal, é bastante útil utilizar alguns princípios da amizade nos negócios, como lealdade, sinceridade e companheirismo, que unidos podem criar relações saudáveis e úteis. Essas relações podem trazer diversos frutos, tanto para as empresas como para seus funcionários.

Durante o período de pandemia, quando o contato presencial foi afetado, as relações passaram a ser construídas nos meios digitais. A importância das relações foi transferida para aplicativos e redes sociais que conectam as pessoas através, por exemplo, do LinkedIN.

Para se ter ideia, a plataforma já atinge mais de 56 milhões de usuários no Brasil, se tornando a quarta maior comunidade do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

Abaixo, listo preceitos da amizade que são valiosos nos negócios. Confira:

1 – Tenha amigos no trabalho:

Segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, ter uma amizade no trabalho torna os colaboradores mais felizes e engajados. Além disso, deixa o ambiente mais leve e tranquilo para o dia de ofício. Tudo isso melhora o rendimento e torna a rotina menos cansativa para os colaboradores que demonstram ter preferência por escritórios onde se sentem seguros e entre amigos.

Quando se está convivendo em um ambiente com amigos, os negócios fluem com muita mais facilidade, seja essa amizade seu sócio, chefe, funcionário, ou companheiro, tudo ocorre com mais leveza.

2 – Seja leal dentro dos negócios:

Lealdade é um dos pilares de uma amizade valiosa e duradoura, por isso é importante evitar ao máximo agir contra as pessoas que estão ao seu lado e se manter fiel a elas.

A lealdade é uma característica que, a longo prazo, é notada nas relações. Portanto, é importante manter-se leal dessa forma que, certamente, será valorizado no mercado por isso.

3 – Tenha confiança nas pessoas:

O ditado diz que “a confiança é uma via de mão dupla”, logo, além de ser leal, é fundamental confiar em quem tem sua lealdade. Isso porque, em diversos momentos, temos que contar com a ajuda de outros. São nestes momentos que as amizades mostram o seu valor.

Nem sempre o seu conhecimento próprio dá conta das demandas de um trabalho, por isso é importante ter pessoas de confiança que possibilitem a garantia de saber o que fazem e que vão ser úteis para seu auxílio.

4 – Esteja disponível:

Uma amizade no mundo dos negócios só pode ser construída se ambas se esforçarem por ela. É importante estar lá para fornecer ajuda, uma vez que para fortalecer uma amizade, é fundamental estar aberto não só para receber ajuda como para fornecê-la quando preciso, resultando em amigos de grande valor, que futuramente vão contribuir nos negócios.

5 – Seja transparente e sincero:

Seja em uma amizade ou não, a transparência, com sócios, funcionários ou clientes, é imperativa nos negócios como forma de deixar a mostra as intenções suas ou da empresa.

É crucial que exista sinceridade dentro do mundo corporativo. Por isso, é necessário demonstrar seus interesses, tornando mais simples lidar com qualquer eventualidade depois.

6 – Saiba ouvir:

Achar um bom equilíbrio entre ouvir e compartilhar é essencial para um bom ambiente de trabalho. Acredito que o trabalho seja pautado em compartilhamento, seja de informações, experiências, conhecimentos ou até mesmo contatos.

O mais importante é entendermos que colaborar faz parte do ser humano e isso pode ajudar não só na vida pessoal, como na profissional também.

Mara Leme Martins, PhD. Psicóloga e VP BNI Brasil – Business Network International, a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo

Fonte: Jornal Contábil

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