Meu INSS: Saiba como fazer o debloqueio do cadastro
O Meu INSS é uma plataforma digital 100% online criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social com o intuito de facilitar a vida dos trabalhadores e segurados do INSS.
Nela você pode solicitar benefícios, serviços, realizar consultas, entre várias outras funções, que ao todo, somam mais de 20 serviços.
Serviços que a plataforma oferece
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato de imposto de renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
Cadastro
- Acesse o site Meu INSS ou via aplicativo gratuito, Meu INSS (Android e iOS);
- Clique em “Cadastrar senha”;
- Clique em “Crie sua conta gov.br”;
- Opte por uma das formas de acesso, como CPF, por exemplo;
- Informe o seu CPF, nome completo, aceite e concorde com os “Termos de uso”;
- Marque o campo “Não sou um robô”, clique nas as imagens solicitadas, depois em “Pular” e “Avançar”.
- Assim como para saber o saldo do FGTS, ao fazer o cadastro, confirme alguns dados como nome da mãe, dia e ano do seu nascimento de nascimento.
- Opte por receber o código de ativação da conta por e-mail ou SMS (mensagem para o seu celular).
- Utilize o código recebido pelo celular
- Crie uma senha para começar a utilizar os diversos serviços do Meu INSS, além de outros serviços públicos.
Como desbloquear o cadastro do Meu INSS?
Para recuperar a senha do seu cadastro e desbloquear basta seguir esses três passos:
- Acessar o Meu INSS e clicar em “Entrar com gov.br”;
- Informar o CPF, clicar em continuar e depois em “Esqueci minha senha”;
- Selecionar a melhor opção de Recuperação de conta. Saiba quais são:
Validação Facial
Para recuperar sua senha com essa opção, você precisa ter Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo gov.br instalado em seu celular e um computador disponível.
- Pelo computador, acesse gov.br, digite seu CPF e clique em “Continuar”. Acesse “Esqueci minha senha”, logo em seguida preencha o reCAPTCHA e “Avançar”;
- Escolha a opção de validação facial”, clique em “não sou um robô” e depois em “Gerar QRCode”;
- Abra o aplicativo Gov.br em seu celular e clique na opção “Ler QRCode”. Aponte a câmera do telefone para a tela do computador para que o código seja reconhecido;
- Após, irá aparecer uma tela com dicas de como fazer a foto. Leia atentamente e, quando estiver pronto, clique no botão “Fazer reconhecimento facial”;
- Posicione seu rosto de frente para a câmera do seu celular, clique no botão azul com imagem de câmera e siga as instruções de sorrir e piscar até o sistema validar as informações;
- Em seguida, clique no botão OK e volte para o computador. Nele, preencha os campos com a nova senha e clique em “Concluir” e recuperar seu cadastro.
Validação por Bancos credenciados
Essa opção está disponíveis para os correntistas dos bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob e Santander. Basta clicar na logo do banco, fazer o login e seguir as instruções.
- Comece acessando a opção de recuperar sua senha com “Bancos Credenciados” e clique na imagem do banco em que você possui conta;
- Irá abrir uma página do próprio banco onde você deverá seguir os procedimentos do banco credenciado;
- Por fim, defina sua nova senha e clique em “Concluir”.
Validação por Internet Banking
Você pode recuperar o seu cadastro pelos bancos no Internet Banking. Para isso será necessário acessar diretamente pela conta.
Confira abaixo quais os bancos que disponibilizam esse serviço:
- Banco do Brasil;
- Banese;
- Banrisul;
- Bradesco;
- Itaú;
- Caixa Econômica Federal;
- Santander;
- Sicoob.
Validação por e-mail
Para recuperar sua senha por e-mail acesse Gov.br e coloque o seu CPF, clique em “Esqueci minha senha”.
Preencha o reCAPTCHA para prosseguir com a alteração. Você vai seguir para a Recuperação de Conta e escolher a opção e-mail.
Logo em seguida responda novamente o reCAPTCHA e clique em “Enviar Código”, você receberá no seu email cadastrado um código para recuperação da sua senha do Meu INSS. Volte no Meu INSS e insira o código para confirmar a mudança e fazer a nova senha.
Validação por SMS
Essa opção está disponível quando você informa o seu número de celular atualizado ao realizar o cadastro. Em Recuperação de Conta, escolha a opção “Celular”. Responda o reCAPTCHA e clique no botão “Enviar código”.
Chegará uma mensagem em seu celular informando um código de 6 caracteres. Confira, insira o código no aplicativo e clique em “Avançar”. Você definirá sua nova senha e depois “Concluir”
Fonte: Jornal Contábil.