O que você deve saber sobre o pente-fino em 2021.
No ano passado 2020, foi estabelecido um novo cronograma para 2021 do novo pente-fino para os benefícios pagos pelo o INSS e isto desde o ano passado tem preocupado os segurados.
Pensando nisso, preparamos esta matéria hoje para você esclarecer suas dúvidas sobre o pente-fino em 2021.
Alguns beneficiários não estão impedidos de perder o benefício, mas é necessário que cumpram determinados requisitos.
Veja:
- Aposentados por tempo de contribuição e idade;
- Aposentados e pensionistas considerados inválidos com mais de 60 anos de idade;
- Pessoas com mais de 55 anos de idade, que já recebam por mais de 15 anos o benefício por incapacidade (auxílio doença ou invalidez);
- Pessoas que recebam benefício previdenciário, por serem portadoras de HIV/AIDS;
Quais são os benefícios que estão sujeitos à revisão do pente-fino?
- Auxílio Doença;
- Auxílio Acidente;
- Aposentadoria por Invalidez;
- Benefício Assistencial (BPC-LOAS);
Sendo assim todos os beneficiários destes benefícios citados acima, serão notificados.
Notificação
Caso você tenha sido notificado para comparecer em uma das agências do INSS é necessário estar atento às documentações solicitadas.
Tenha em mãos todas as documentações solicitadas, de preferência que esteja em condições legíveis e é necessário que esteja em formato adequado para que não corra o risco de ser negado.
Como o segurado deve prosseguir com esta solicitação?
Para você enviar toda a documentação exigida pelo INSS, basta acessar o MEU INSS, pelo site ou aplicativo.
Quando você acessar o sistema, clique na “Atualização de Dados e benefício” e em seguida anexar uma cópia digitalizada das seguintes documentações:
- CPF;
- RG;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Por: Laís Oliveira.
Fonte: Rede Jornal Contábil.