Trabalho Remoto: Conheça 5 passos indispensáveis para liderar seu time à distância
O trabalho remoto tem ganhado muito espaço nas organizações devido a necessidade de distanciamento social. O papel do líder e comprometimento do colaborador nesse processo são fundamentais para não impactar no nível de entregas.
Um dos principais pilares das organizações digitais são as múltiplas formas de trabalho.
O trabalho remoto, em especial, tem ganhado muito espaço nas organizações devido a necessidade de distanciamento social.
Para funcionar e não impactar no nível de entregas, essa modalidade depende tanto do colaborador quanto da gestão.
Ao longo de mais de um ano pesquisando a mente de alguns dos principais líderes digitais do Brasil para compor o livro “Líderes digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros”, destaquei alguns passos essenciais para construir uma boa agenda de trabalho home office.
O primeiro é a organização, seja a organização de sua agenda de trabalho, a organização da rotina de conversas que vai ter com seu time ou sua organização pessoal para executar as tarefas.
O líder digital também deve se preocupar com a organização de um espaço físico dentro de sua casa que será dedicado para a execução do trabalho remoto, além de assegurar que seus colaboradores terão a infraestrutura necessária para performar, como acesso a internet, equipamentos e acessórios de trabalho.
Uma sugestão para o líder digital é montar uma agenda para toda e qualquer atividade que deverá ser executada dentro do horário do expediente e alinhar isso com cada colaborador.
O segundo passo é a responsabilidade.
O trabalho remoto, assim como o trabalho no escritório, exige profissionalismo e dedicação.
A diferença entre uma forma e outra é que a responsabilidade pela execução do trabalho, quando se está trabalhando de casa, é do colaborador.
Neste sentido, o líder precisa comunicar para seus colaboradores que eles devem ter consciência de que precisarão ser responsáveis inteiramente pelas suas entregas, e cobrar por isso.
Uma sugestão para mostrar responsabilidade é o líder ser pontual em todos os compromissos agendados, sejam suas entregas, seja sua participação nas videoconferências.
Essa transparência ajudará muito no engajamento de todos.
Além disso, a prioridade passa a ser muito mais urgente, pois a pessoa que pode ajudar a resolver não está ao lado.
Já o terceiro ponto é a disciplina.
Geralmente associamos nossa casa a momentos de lazer e bem estar.
É raro pensarmos neste ambiente para nos dedicar a uma atividade profissional.
Sendo assim, é necessário criar uma nova disciplina mental para fazer o trabalho fluir de casa e ajudar os colaboradores a fazer o mesmo.
O quarto item é a clara definição de protocolos.
Pode não parecer, mas o espaço físico das empresas, assim como a interação presencial entre seus colaboradores, ditam muitos dos ritos e protocolos do negócio.
No caso do trabalho remoto, esse ritos e protocolos para serem mantidos precisam ser externalizados constantemente pelo líder digital.
É papel dele determinar quais serão esses ritos como, por exemplo, como serão feitas as videoconferências, os controles das entregas e dos relatórios de acompanhamento.
O líder digital deve ser o guardião desses ritos e prezar para que todos os colaboradores sigam com responsabilidade, disciplina e organização.
Por fim, estamos acostumados com a nossa rotina, com o modelo mental que montamos para performar nossas atividades.
Esse momento exige a quebra desse paradigma e a nossa capacidade de conseguirmos nos adaptar à nova situação e ao novo ambiente de trabalho remoto e de negócios que vamos viver.
Minha sugestão é o líder digital manter a calma, a serenidade, mas acima de tudo, enxergar com bons olhos a mudança e a saída da zona de conforto.
Por Gabriel Lima, CEO da Enext e autor do livroLíderes Digitais um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros